Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Porsche 550 Spyder HF-23-70

A imagem reporta-se ao IV Grande Prémio de Portugal de 1957 disputado no circuito de Monsanto e mostra o Porsche 550 Spyder de Ruy Marinho de Lemos a preparar-se para a partida. O piloto português terminaria a prova em 11º lugar da geral e 6º na classe respectiva, com sete voltas de atraso em relação ao vencedor, Juan Manuel Fangio, que tripulava um Maserati 300S.
O HF-23-70, chassis 550-0080,  foi adquirido por este aviador da TAP em Abril de 1956. Vinha pintado de verde e estava equipado com o motor P90.081
Segundo Andrew Hoskings, um dos maiores especialistas mundiais em Porsche 550, depois de passar por vários proprietários este carro foi adquirido pela actor americano Jerry Seinfeld, que agora o terá vendido a um coleccionador japonês.
Foto - Centro de Documentação do ACP


O HF-23-70 segundo Luis Sousa e Ângelo Pinto da Fonseca

"Segue o que recordo, pois as bíblias ainda não estão arrumadas .
Primeiro proprietário Rui Marinho de Lemos, carro com o chassis 080, cor de origem verde .
Faz com este carro Barajas 56 e no mesmo ano a Boavista. Para 1957 muda de cor, passando a ser vermelho e branco. Alinha no Monsanto, em Luanda e vai fazendo provas de arranque, festival de Alvalade, etc . 
Em 1958 corre em Vila Real e Luanda.
Em 1959 aparece com o albicastrence Jorge de Moura Pinheiro no Monsanto. Volta em 1962,  agora prateado, com J Filipe Nogueira em Montes Claros, repetindo a dose em 1963 no mesmo local e em Vila do Conde . Nos anos de 1964 e 65 volta a Montes Claros, pelas mãos de António Felizardo e Casteliano Junior. Depois, na década de 90 é vendido para os USA via Inglaterra sem o motor original que se tinha partido e com um motor 1600 Super no seu lugar".
Luis


"Mais alguns dados para a vasta história deste 550:
- Com Marinho Lemos, venceu em 1957 a corrida de Sport até 1500 cc, no Circuito Internacional de Lourenço Marques e foi o 2º na prova de carros de corrida sem limite de cilindrada.
- Em 1959 com Marinho Lemos e em 1960 com José Paula Nogueira, o HF-23-70 alinhou na Volta a Portugal, desistindo em ambas.
- Em 1963, conduzido por Filipe Nogueira,bateu o "record" da Rampa da Pena, mas o tempo não foi homologado porque obtido nos treinos. Na prova, a falta de gasolina impediu a provável confirmação desse "record".
- Quanto à participação de Casteliano Júnior em Montes Claros, foi no ano de 1967 e traduziu-se no 10º lugar da geral."
Ângelo Pinto da Fonseca


4 comentários:

  1. Lembro-me bem do Tó Felizardo com esse Spyder em 1964, Montes -Claros.Treinou mal ou nem o fez e saiu atrás de mim,que levava um356SC.
    Ultrapassou-me na curva do Gonzalez, a derrapar ás 4 rodas,a andar a sério.Depois ,infelizmente "partiu".
    Relembro a grande prova que o meu querido amigo Zé Lampreia(que nos deixou em Julho passado) aí fez,"pendurando" o também nosso querido Manel Gião,ficando em 2º atrás do nesse dia inatingivel amigo Achilles de Brito, no seu belissimo Jaguar E.
    Tenho muitas saudades deles.Carlos Duarte Ferreira

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  2. Mais alguns dados para a vasta história deste 550:
    - Com Marinho Lemos, venceu em 1957 a corrida de Sport até 1500 cc, no Circuito Internacional de Lourenço Marques e foi o 2º na prova de carros de corrida sem limite de cilindrada.
    - Em 1959 com Marinho Lemos e em 1960 com José Paula Nogueira, o HF-23-70 alinhou na Volta a Portugal, desistindo em ambas.
    - Em 1963, conduzido por Filipe Nogueira,bateu o "record" da Rampa da Penha, mas o tempo não foi homologado porque obtido nos treinos. Na prova, a falta de gasolina impediu a provável confirmação desse "record".
    - Quanto à participação de Casteliano Júnior em Montes Claros, foi no ano de 1967 e traduziu-se no 10º lugar da geral.

    APF

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  3. Uma correcção ao meu anterior comentário - a rampa é a da PENA e não da Penha.

    APF

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  4. Como curiosidade o HF 23 70,quando saiu de Portugal ,o seu destinatario foi Frank Sinatra ,que assim que recebeu o carro ,procedeu ao seu restauro ,sendo o serviço de carroceria , e da mecanica feito em 2 oficinas diferentes distanciadas em
    2000 klms uma da outra.
    Luis

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