Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

I Rallye Lisboa Madrid


Manuel José Soares Mendes foi um dos vários concorrentes portugueses que participaram no I Rallye Lisboa Madrid de 1953, uma prova do tipo "concentração turística" organizada pelo Clube 100 à Hora  que ligava as duas capitais ibéricas. Na imagem vemo-lo ao volante do seu Porsche 356 a preparar-se para disputar uma complementar na Avenida Francisco Franco (hoje Avenida de la Castellana), em Madrid.
Soares Mendes terminaria em quarto lugar da classe 4, atrás de Filipe Nogueira, Ernesto Martorell e D. Fernando Mascarenhas, ficando Fernando Stock na quinta posição. Todos tripulavam Porsche 356.
Manuel Palma, em Ford, venceu a classe 6.
À direita da fotografia, de perfil, pode ver-se  Jaime Rodrigues, um dos mais conceituados preparadores de automóveis de competição da época, co-responsável por muitos dos sucessos de Joaquim Filipe Nogueira.


Diz Angelo Pinto da Fonseca (e ele costuma ter razão) que o vencedor foi Ernesto Martorelll, ficando Filipe Nogueira em segundo lugar.

6 comentários:

  1. Há um lapso na classificação dos dois primeiros, ou seja, o primeiro foi E Martorell e o segundo F Nogueira. De resto, esta classe (a 4ª)com 5 Porsche, ditou,se houvese uma classificação geral, os 5 primeiros classificados.

    APF

    ResponderEliminar
  2. Algum destes 356 seria o BG-19-18 ???

    ResponderEliminar
  3. O 356 da foto já tinha sido "kitado" pelo mestre Jaime Rodrigues, com as entradas de ar e a deslocação dos farolins do pisca para o lado de fora...

    ResponderEliminar
  4. Helder Valente
    Matriculas dos 356
    Martorell HG 18 28
    Mascarenhas FE 18 21
    Stock DI 18 16
    Nogueira Di 18 17
    Soares Mendes vem na foto

    Luis

    ResponderEliminar
  5. Alguém sabe qual foi o destino do DI-18-16, se ainda existe e quem é o dono actual?

    ResponderEliminar