Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Rallye do Sporting 1961

Publicidade da Sacor a propósito da vitória de Fernando Basílio dos Santos no IV Rallye do Sporting disputado em 1961.
Colaboração de Gonçalo Macedo e Cunha.

6 comentários:

  1. Este Rali do Scp ,foi precedido antes
    da partida para estrada ,de uma prova
    que consistia em dar 2 voltas no
    estàdio de Alvalade em velocidade .
    Nem 250GT ,300SL e o E Type de Vaz
    Guedes ,naquela que penso ser a primeira prova deste modelo no Pais,
    conseguiram agarrar o S90 R ,e o
    Basilio estava tao motivado que apos
    ter terminado a segunda volta quando
    segue para o portao de saida ,repara
    que vai com velocidade excessiva e
    na travagem ,o carro entra em "slide" e faz cerca de 40 metros em
    derrapagem ,mas safou se .

    Cump Luis

    ResponderEliminar
  2. José Guedes19 dezembro, 2011

    O Porsche 356 "bateu" no Ferrari, no 300SL e no Jaguar E?
    Ah, fantástico Basílio dos Santos. Afinal as mãos ainda faziam a diferença, naquele tempo.

    ResponderEliminar
  3. Pois , o Basilio dos Santos quando
    inspirado era capaz de proezas ,e era
    ràpido e regular ,afinal foi campeao
    Nacional em 356 ,quando estes jà iam
    no "fall down" ,e venceu a volta a
    Portugal tres vezes em 356.

    Luis

    ResponderEliminar
  4. Pensei que nesta foto do Basilio algo
    me estava a trair ,pois nao me lembro
    do carro sem escudetes naquele rali
    noturno do SCP e agora tive a confirmaçao noutra foto e o numero do
    carro era o 10 .
    Significa que a publicidade na época
    jà era enganosa eh eh

    Cump Luis

    ResponderEliminar
  5. Pensei que nesta foto do Basilio algo
    me estava a trair ,pois nao me lembro
    do carro sem escudetes naquele rali
    noturno do SCP e agora tive a confirmaçao noutra foto e o numero do
    carro era o 10 .
    Significa que a publicidade na época
    jà era enganosa eh eh

    Cump Luis

    ResponderEliminar
  6. Só andei duas vezes no estádio de Alvalade,no rally do IST e no rally de encerramento do Sporting,em Dezembro de 1963-tinha o SC acabado de rodar.
    Andei lá a treinar e não conseguia acertar com "aquilo"
    Chegava ao fim da recta em 3ª,travava, metia a segunda (que ficava no vermelho) metia o carro para dentro e andava por ali aos"papeis",por várias vezes evitei um estoiro por um triz.
    O Manel Gião teve pena de mim, meteu-se no Porsche comigo ao lado e começou a dar voltas. Concluimos que se fazia tudo em 3ª, sem travar ,apenas levantando o pé do acelerador 30 metros antes da entrada das curvas .Depois era manter o carro sempre cá em baixo ,doseando o gás com suavidade..Guiado assim , o .Porsche era ali um carro muito rápido.
    Antes da prova , o Fernando Basílio disse-me para meter mais pressão nos pneus do lado de fora , pois as voltas eram sempre para o mesmo lado.

    Com a lição do Manel-que fez tambem varias voltas ao meu lado a conversar-e o conselho do Fernando creio que nessa prova andei muito bem,"pendurando" o Zé Lampreia (no "notchbak") e tambem o Americo (no outro SC ), que viu os tempos, ,forçou e acabou por encostar o carro á vedação de cima..Gostava que me confirmassem que foi assim.

    Abraços do Carlos Duarte Ferreira

    PS Haverá,hoje , companheiros assim?

    ResponderEliminar