Este Rali do Scp ,foi precedido antes da partida para estrada ,de uma prova que consistia em dar 2 voltas no estàdio de Alvalade em velocidade . Nem 250GT ,300SL e o E Type de Vaz Guedes ,naquela que penso ser a primeira prova deste modelo no Pais, conseguiram agarrar o S90 R ,e o Basilio estava tao motivado que apos ter terminado a segunda volta quando segue para o portao de saida ,repara que vai com velocidade excessiva e na travagem ,o carro entra em "slide" e faz cerca de 40 metros em derrapagem ,mas safou se .
Pois , o Basilio dos Santos quando inspirado era capaz de proezas ,e era ràpido e regular ,afinal foi campeao Nacional em 356 ,quando estes jà iam no "fall down" ,e venceu a volta a Portugal tres vezes em 356.
Pensei que nesta foto do Basilio algo me estava a trair ,pois nao me lembro do carro sem escudetes naquele rali noturno do SCP e agora tive a confirmaçao noutra foto e o numero do carro era o 10 . Significa que a publicidade na época jà era enganosa eh eh
Pensei que nesta foto do Basilio algo me estava a trair ,pois nao me lembro do carro sem escudetes naquele rali noturno do SCP e agora tive a confirmaçao noutra foto e o numero do carro era o 10 . Significa que a publicidade na época jà era enganosa eh eh
Só andei duas vezes no estádio de Alvalade,no rally do IST e no rally de encerramento do Sporting,em Dezembro de 1963-tinha o SC acabado de rodar. Andei lá a treinar e não conseguia acertar com "aquilo" Chegava ao fim da recta em 3ª,travava, metia a segunda (que ficava no vermelho) metia o carro para dentro e andava por ali aos"papeis",por várias vezes evitei um estoiro por um triz. O Manel Gião teve pena de mim, meteu-se no Porsche comigo ao lado e começou a dar voltas. Concluimos que se fazia tudo em 3ª, sem travar ,apenas levantando o pé do acelerador 30 metros antes da entrada das curvas .Depois era manter o carro sempre cá em baixo ,doseando o gás com suavidade..Guiado assim , o .Porsche era ali um carro muito rápido. Antes da prova , o Fernando Basílio disse-me para meter mais pressão nos pneus do lado de fora , pois as voltas eram sempre para o mesmo lado.
Com a lição do Manel-que fez tambem varias voltas ao meu lado a conversar-e o conselho do Fernando creio que nessa prova andei muito bem,"pendurando" o Zé Lampreia (no "notchbak") e tambem o Americo (no outro SC ), que viu os tempos, ,forçou e acabou por encostar o carro á vedação de cima..Gostava que me confirmassem que foi assim.
Este Rali do Scp ,foi precedido antes
ResponderEliminarda partida para estrada ,de uma prova
que consistia em dar 2 voltas no
estàdio de Alvalade em velocidade .
Nem 250GT ,300SL e o E Type de Vaz
Guedes ,naquela que penso ser a primeira prova deste modelo no Pais,
conseguiram agarrar o S90 R ,e o
Basilio estava tao motivado que apos
ter terminado a segunda volta quando
segue para o portao de saida ,repara
que vai com velocidade excessiva e
na travagem ,o carro entra em "slide" e faz cerca de 40 metros em
derrapagem ,mas safou se .
Cump Luis
O Porsche 356 "bateu" no Ferrari, no 300SL e no Jaguar E?
ResponderEliminarAh, fantástico Basílio dos Santos. Afinal as mãos ainda faziam a diferença, naquele tempo.
Pois , o Basilio dos Santos quando
ResponderEliminarinspirado era capaz de proezas ,e era
ràpido e regular ,afinal foi campeao
Nacional em 356 ,quando estes jà iam
no "fall down" ,e venceu a volta a
Portugal tres vezes em 356.
Luis
Pensei que nesta foto do Basilio algo
ResponderEliminarme estava a trair ,pois nao me lembro
do carro sem escudetes naquele rali
noturno do SCP e agora tive a confirmaçao noutra foto e o numero do
carro era o 10 .
Significa que a publicidade na época
jà era enganosa eh eh
Cump Luis
Pensei que nesta foto do Basilio algo
ResponderEliminarme estava a trair ,pois nao me lembro
do carro sem escudetes naquele rali
noturno do SCP e agora tive a confirmaçao noutra foto e o numero do
carro era o 10 .
Significa que a publicidade na época
jà era enganosa eh eh
Cump Luis
Só andei duas vezes no estádio de Alvalade,no rally do IST e no rally de encerramento do Sporting,em Dezembro de 1963-tinha o SC acabado de rodar.
ResponderEliminarAndei lá a treinar e não conseguia acertar com "aquilo"
Chegava ao fim da recta em 3ª,travava, metia a segunda (que ficava no vermelho) metia o carro para dentro e andava por ali aos"papeis",por várias vezes evitei um estoiro por um triz.
O Manel Gião teve pena de mim, meteu-se no Porsche comigo ao lado e começou a dar voltas. Concluimos que se fazia tudo em 3ª, sem travar ,apenas levantando o pé do acelerador 30 metros antes da entrada das curvas .Depois era manter o carro sempre cá em baixo ,doseando o gás com suavidade..Guiado assim , o .Porsche era ali um carro muito rápido.
Antes da prova , o Fernando Basílio disse-me para meter mais pressão nos pneus do lado de fora , pois as voltas eram sempre para o mesmo lado.
Com a lição do Manel-que fez tambem varias voltas ao meu lado a conversar-e o conselho do Fernando creio que nessa prova andei muito bem,"pendurando" o Zé Lampreia (no "notchbak") e tambem o Americo (no outro SC ), que viu os tempos, ,forçou e acabou por encostar o carro á vedação de cima..Gostava que me confirmassem que foi assim.
Abraços do Carlos Duarte Ferreira
PS Haverá,hoje , companheiros assim?