Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Histórias do Rallye do Sporting 1961

Esta é a verdadeira fotografia do Porsche 356 de Fernando Basílio dos Santos que venceu o Rallye Nocturno do Sporting. A imagem do post anterior, na publicidade da Sacor, pertence a outra prova.
Mas o que agora mais interessa são os dois comentários que decidi "puxar" para a página principal deste blogue. Ora façam então o favor de se deliciarem:

História 1
 - Este Rali do SCP  foi precedido, antes da partida para estrada , de uma prova que consistia em dar 2 voltas no estádio de Alvalade em velocidade .
Nem 250GT , 300SL, e o E Type de Vaz Guedes , naquela que penso ser a primeira prova deste modelo no país, conseguiram agarrar o Porsche S90 R , e o Basilio estava tão motivado que após ter terminado a segunda volta, quando segue para o portão de saída , repara que vai com velocidade excessiva e na travagem o carro entra em "slide" e faz cerca de 40 metros em derrapagem , mas safou-se .
Cump Luis

História 2
  - Só andei duas vezes no estádio de Alvalade,no rally do IST e no rally de encerramento do Sporting,em Dezembro de 1963-tinha o SC acabado de rodar. Andei lá a treinar e não conseguia acertar com "aquilo".
Chegava ao fim da recta em 3ª,travava, metia a segunda (que ficava no vermelho) metia o carro para dentro e andava por ali aos"papeis", por várias vezes evitei um estoiro por um triz.
O Manel Gião teve pena de mim, meteu-se no Porsche, comigo ao lado, e começou a dar voltas. Concluímos que se fazia tudo em 3ª, sem travar , apenas levantando o pé do acelerador 30 metros antes da entrada das curvas . Depois era manter o carro sempre cá em baixo , doseando o gás com suavidade. Guiado assim, o Porsche era ali um carro muito rápido.
Antes da prova , o Fernando Basílio disse-me para meter mais pressão nos pneus do lado de fora , pois as voltas eram sempre para o mesmo lado. Com a lição do Manel - que fez também varias voltas ao meu lado a conversar - e o conselho do Fernando creio que nessa prova andei muito bem,"pendurando" o Zé Lampreia (no "notchbak") e também o Américo (no outro SC ), que viu os nossos  tempos, forçou, e acabou por encostar o carro à vedação de cima.Gostava que me confirmassem que foi assim.
Abraços do Carlos Duarte Ferreira

PS -  Haverá, hoje , companheiros assim?

1 comentário:

  1. Bom se existem hoje companheiros
    assim é muito raro tal ocorrencia;
    Quanto ao Rali de 63 , recordo o
    Américo ter roçado no topo e nao foi
    so ele;
    Alvalade era complicado , so dava para ter o carro solto e equilibrado.

    Cump Luis

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