Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Lampreia e o Notchback

Circuito de Montes Claros, 1964. O Porsche 356 "Notchback" de Jose Lampreia caminha para a conquista de um brilhante segundo lugar absoluto, logo a seguir ao Jaguar E de Aquiles de Brito. Este mesmo carro pertenceu anteriormente a Carlos Duarte Ferreira, que com ele participou no Rali de S. Pedro de Moel de 1963.
O Porsche 356 "Notchback" foi produzido nas oficinas Karmann durante os anos 61 e 62 e consiste essencialmente num Cabrio a que foi acrescentado um hard top fixo. Trata-se de um modelo relativamente raro do qual apenas 2300 unidades foram fabricadas. Curiosamente, os valores actuais do mercado tardam a reflectir esse facto.


Esta foi a melhor prova de velocidade a que assisti de um 356. O Lampreia fez uma condução no limite, sem erros, com o carro sempre a deslisar e a aproveitar ao maximo as rotações do motor . O motor do carro era o que restou do 356 SC de Jorge Passanha, após o violento acidente que teve na Madeira, e ainda por acréscimo foi envenenado por mestre Jaime Rodrigues. Na corrida, tinha a particularidade de ter o capot do motor aberto no sentido inverso ao normal, para ter melhor refrigeração .
Cump Luis


3 comentários:

  1. Zé, 2300???
    Acho que este número não está certo...
    O mais curioso é que se trata de carros que nasceram como cabriolets mas, como por qualquer motivo não estavam a ter saída, a Porsche resolveu fazer esta criatura estranha e sem vantagem estética, só com uma pequena vantagem prática (mais espaço para as cabeças dos passageiros).
    A verdade é que lá se foram vendendo, mas apesar de se terem feito poucos (cento e tal?) isso só por si não os torna mais coleccionáveis ou valiosos que os demais 356.
    Duarte Pinto Coelho

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  2. Esta foi a melhor prova de velocidade
    a que assisti de um 356 .
    O Lampreia fez uma conduçao no limite
    sem erros com o carro sempre a deslisar e a aproveitar ao maximo as
    rotaçoes do motor .
    O motor do carro era o que restou do
    356 SC de Jorge Passanha ,apos o
    violento acidente que teve na Madeira, e ainda por acrescimo foi
    envenenado por mestre Jaime Rodrigues
    Na corrida ,tinha a particularidade
    de ter o capot do motor aberto no
    sentido inverso ao normal,para ter
    melhor refrigeraçao .

    Cump Luis

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  3. José Guedes06 setembro, 2011

    Duarte:
    Obrigado pela tua atenção, agora e sempre, mas desta vez não tens razão.
    A Karmann produziu exactamente 1,747 Porsche 356 "Notchback", 1048 na versão T5 e 699 na versão T6. Estima-se que umas poucas centenas de hardtops removíveis foram produzidos por construtores privados, mas sem grande sucesso.
    Luis:
    Obrigado, mais uma vez, pela sua preciosa colaboração. Vou mover o comentário de forma a ilustrar o post original.

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