Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Renascimento

Graças a esse prodígio que é a Internet, este 356 Carrera 1500 GS conseguiu descobrir as suas origens e a sua bem sucedida carreira em Portugal. Trata-se do chassis 55398 que teve a matrícula portuguesa IH-23-45 com o qual João de Castro / Borges Barreto disputaram o Rali Ibérico de 1956. De seguida seria utilizado por "Mané" Nogueira Pinto para disputar o circuito de Monsanto e vencer a Volta a Portugal de 1957. O carro foi restaurado recentemente e vendido a um coleccionador alemão que se prepara para com ele disputar as "Mille Miglia".


11 comentários:

  1. Un extraordinario descubrimiento, José. Aunque sea una lástima que haya salido de Portugal, es una alegría que se conserve en pleno esplendor esta unidad tan importante en el automovilismo portugués.
    Ramón

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  2. Lindo, lindo, o motor um verdadeiro relógio Suisso das melhores casas...só um senão...não gosto das jantes de porca central...que a Porsche abandonou em pouco tempo uma vez que estes "gastavam" pouco pneu e não precisavam de os mudar em corridas. Por outro lado as jantes de porca central não tinham a mesma precisão do que as "normais" de 5 furos.

    MM.

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  3. José Guedes08 fevereiro, 2011

    Obrigado, Ramón. Penso que este carro terá sido vendido por cerca de 300 mil euros, em 2010. Em Portugal ninguém se mostrou disponível para comprar o que restava do carro original e fazer a respectiva recuperação.
    MM - Também não gosto da "porca" central, mas não foi por isso que a inscrição do Carrera nas "Mille Miglia" acaba de ser recusada. Precisa de mais "pedigree". Vou ter que descobrir mais algumas vitórias para ver se ele é aceite no próximo ano.

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  4. Caro amigo Guedes : Fantástica história ! Apesar de não estar no nosso país, o mais importante é que está restaurado e em excelente " forma ". E se não estou enganado, é precisamente deste PORSCHE a foto - em que aparece também um Alfa Romeo Giulietta Sprint 750B no Rali Ibérico de 1956, gentileza do amigo Guedes que enviou a dita foto, e que adicionei ao www.GiuliettaPortugal.blogspot.com. De facto, não ter sido aceite nas MM, acho injusto. Mas para a próxima, estará mais documentado, e será de certeza aceite. Abraço e Obrigado pela partilha.

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  5. 300000 euros por uma reçurreicao ,
    deve ser um record para um 356
    pena se terem esquecido do tecto de
    abrir.


    cump.
    LM

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  6. Interessante é também saber que este carro já passou pelas mãos de Peter Hofmann, um bem conhecido distribuidor de peças para os 356 e que o vendeu à vários anos atrás.

    MM.

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  7. Gostos não se discutem mas para mim as jantes "Rudge" (porca central)são imcomparavelmente mais bonitas que as normais, tanto no Porsche como noutros carros, e eram um extra de época caro e muito apreciado. A organização das Mille Miglia é muito selectiva e permite-se aceitar só carros "upa upa" o que creio que em termos relativos este nunca será... Duarte Pinto Coelho

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  8. Marco, creo que el 356 que aparece junto a la Giulietta Sprint de Kennedy no es el IH-23-45.

    Aprovecho para darte la Enhorabuena por tu Blog, que me apasiona, y gracias al cual descubrí este blog de José.

    Ramón
    (el hispano-luso de Badajoz que no fala portugues).

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  9. ...mais uma joia que deixamos "fugir" será que alguem vê a luz ao fundo do tunel!!! este carro dentro de pouco tempo vai estar cotado nos 500/600 mil e a subir ou não seria dos poucos 189 que foram feitos!! não sei se haverá mais algum por cá?quanto vale um Ferrari do mesmo ano??um qualquer?é uma pena que deixem sair as verdadeiras joias da coroa!!!e quase concerteza que haverá colecionadores de 356 com capacidade para enfrentar um projecto destes??enfim...

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  10. Estou totalmente de acordo no que diz respeito às Rudge, são realmente lindas,mas quanto à luz ao fundo do túnel, cuidado, que só pode ser um comboio que lá vem!!!!
    José Segarra Marques

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  11. conheço bem este carro pois fui feliz proprietario em 68-69, tinha uma caixa extraordinária, mas tinha o tecto de abrir, o que é uma pena pois adultera a carrocerie original(creio que tinha várias partes em aluminio), comprei-o pelo equivalente a 50€ e fico contente que alguém o tenha conseguido vender melhor 40 anos depois.
    Creio que no Automovel club havia uma fotografia deste carro a correr em Nurburgring(fiquei sempre com esta ideia)

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