Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Logótipo do Clube 356

Este é o modelo do logo do Clube Porsche 356 Portugal que vai ser submetido à aprovação da Assembleia de Fundadores , em Outubro . O processo ainda não está encerrado , longe disso , mas esta é , para já , a proposta mais credível . Aguardamos os sábios comentários dos leitores e dos futuros membros do Clube .
Este trabalho é da autoria do designer Rui Queirós , a quem o Clube 356 agradece o excelente serviço prestado .

9 comentários:

  1. Não será propriamente sábio mas...

    Está mesmo lindíssimo !!!

    Só uma sugestão:
    Talvez eliminando a sombra permita uma melhor definição das formas do 356.
    (repito: Talvez)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo estímulo das vossas palavras , Zé e "Ace" . O nome "Porsche" não aparece no logo , presumindo-se a sua identificação através da silhueta do carro . Mas será suficiente ?

    ResponderEliminar
  3. Eu vou fazer um bocadinho o papel do advogado do diabo. Antes de mais os parabéns ao autor pelo excelente trabalho. Como o desafio é fazer uma crítica, eu vou-me atrever a fazê-la, embora a minha opinião seja a de um leigo. A primeira coisa que a meu ver que não "pode passar" é a ausência da marca "Porsche". É verdade que a silhoueta do 356 diz tudo para um entendido, mas penso que um clube de marca, não pode deixar de ter a referência a ela própria. Até acho que é desconsiderante para a figura dos seus criadores. E a própria Porsche, AG também iria protestar. Uma solução seria a de incluir o escudo da Porsche, que já leva o nome (mas penso que contraria a ideia do design do autor). Quanto ao carro, talvez um bocadinho mais pequeno e acho uma pena as rodas não estarem desenhadas pelo menos os contornos, já que são carismáticas no modelo. Quanto ao esquema de cores ainda tenho alguma reserva. Ainda não percebi bem, mas há qualquer coisa que me faz estranhar e não identificar imediatamente com as cores de Portugal. Não sei se é a área do amarelo que é muito“forte” (por ser grande). Se calhar experimentava colocar o 356 em vermelho (cor mais comum no modelo) e a borda em verde. De qualquer modo está um logo com força e original. Imaginá-lo em merchandising é fácil e resultará muito bem, embora não prime pela discrição quando colocado por ex, em roupas.

    ResponderEliminar
  4. Outro assunto: o logo do Clube – lindíssimo!
    Também o subscrevo. No entanto, como nos pede um comentário (não necessariamente sábio…), aqui vai: o “356 CLUB PORTUGAL” versus “CLUBE 356 PORTUGAL”, optaria pela segunda; o esquema de cores da bandeira nacional versus outro esquema de cores (do logo Porsche, p.e.), gostaria de ver outras combinações. Polémicas à parte!

    Cumprimentos,
    João Correia Filipe

    ResponderEliminar
  5. Helder Valente28 agosto, 2009

    Mais outra opinião, que não passa SÓ de opinião:
    Para o nome do clube porque não:
    PORSCHE 356 CLUB PORTUGAL
    O logo do clube acho-o muito bem, embora também concorde que se podia experimentar trocar as cores "para ver que tal".
    O modelo escolhido para o logo, um T6, não será um pouco redutor? Se se usasse um desenho das linhas do 356, que são inconfundíveis, não seria mais abrangente?

    Repito, é só uma opinião,
    Helder Valente

    ResponderEliminar
  6. Para já , parece existir um certo consenso em relação à presença do nome "Porsche" no logo . Pessoalmente , acho isso inevitável , embora não me faltasse vontade de inovar , nessa e noutras matérias .
    Vamos aguardar mais sugestões que , seguramente , serão tidas em conta pelo autor desta proposta . Mas ainda há tempo para considerar outras opções . Basta apenas que elas apareçam .

    ResponderEliminar
  7. Durante o fim de semana pude recolher a opinião de mais um dos fundadores , PLM , que disse concordar com a versão actual , sem o nome da marca , uma vez que esta é perfeitamente sugerida pela inconfundível silhueta do carro . Este tipo de "understatement" poderia ser favorável à imagem do Clube .
    Tendo a concordar com esta visão , desde o princípio , mas penso que será a própria marca a impôr a sua vontade , por óbvias razões de marketing . Veremos .

    ResponderEliminar
  8. Helder Valente04 setembro, 2009

    José Guedes disse:
    "Tendo a concordar com esta visão , desde o princípio , mas penso que será a própria marca a impôr a sua vontade , por óbvias razões de marketing . Veremos ."
    A minha anterior opinião tem de facto a ver com o "alinhamento" da coordenação de clubes. Lembro-me de uma "grande guerra" que houve com um grande clube ibérico, por não respeitar as directrizes da nomenclatura de clubes para cada país.

    Helder Valente

    ResponderEliminar