Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Vitória em Monte Carlo , 1955

A equipa formada por Joaquim Filipe Nogueira e Alberto Graça , em Porsche 356 , vencedora da prova de aceleração e travagem integrada no Rallye de Monte Carlo de 1955 , e a classificação do "Top Ten", onde se verifica que seis dos dez melhores carros ( e os quatro primeiros !!! ) são Porsche 356 . What else ?



1 comentário:

  1. Esta tabela classificativa é notavel por si só, e dá para perceber que a prova devia ter características muito favoráveis à proverbial agilidade dos pouco potentes 356.
    Mas também é espantoso o número de celebridades que ali constam, nomeadamente os tripulantes dos Aston Martin:
    -Gatsonides foi uma figura de topo do mundo automóvel Britanico do pós-guerra e inventor de N devices para o desporto motorizado, tipo Haldas e afins.
    -Klemantaski foi talvez o maior fotógrafo especializado em desporto automóvel de sempre, e costumava ser "coéquipier" para melhor fazer as suas reportagens, ficando célebre a série de incríveis fotos feitas ao lado de Peter Collins a bordo da "barchetta" Ferrari nas 1000 Milhas de 1957.
    -Collins, embora só conste este nome é muito provavelmente o acima referido Peter. Alem de ser um excelente piloto, ficou célebre por, na época de 1956 em formula 1, colega de team do grande J.M.Fangio, numa das últimas provas do campeonato e estando a par com o seu colega em pontos, quando o carro de JMF avariou, não hesitou em ceder o seu ao Mestre, que estava próximo dos 50 anos e que ele venerava, e que veio a ganhar a prova e o campeonato.
    Quando lhe perguntaram porque o tinha feito, respondeu muito simplesmente " Ele está em fim de carreira e não terá certamente outra oportunidade, eu tenho muito tempo pela frente para ganhar um campeonato..."(Sabiam que naquele tempo havia cavalheiros assim? o que seria esta cena hoje em dia!)
    Mal sabia o infeliz Peter Collins que a morte o encontrou algumas semanas depois, e o maior Piloto de sempre ainda ganhou o campeonato de 1957!...
    Duarte PC

    ResponderEliminar