Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

O Relógio de "Butzi"

A Ferdinand Alexander ( "Butzi" ) Porsche coube a responsabilidade de dar continuidade à obra prima de seu pai , Ferry , o Porsche 356 . Começou por desenhar o bonito ( e hoje valiosíssimo ) 904 , para logo a seguir surpreender o Mundo com o prodigioso 911 , originalmente chamado 901 .
Talento para o design era coisa que não faltava ao neto do fundador , como se comprova pelas formas fluidas e eficazes da silhueta do conceito 356/911 , que ainda hoje se mantém . Assim , "Butzi" Porsche resolveu criar uma companhia de design de acessórios , Porsche Design , para poder exprimir toda a sua criatividade para além dos automóveis , tendo começado com o belíssimo relógio da imagem , concebido por si próprio em 1973 . Trata-se de um cronógrafo em aço negro mate , produzido pelo fabricante suiço Orfina e dotado de um movimento Valjoux 7750 . Mais tarde , em 1978 , a Porsche Design entregou a produção dos seus relógios à IWC , International Watch Company , situação que se manteve até 1996 .
Embora não seja um instrumento particularmente sofisticado , do ponto de vista de relojoaria , este modelo tem a particularidade de ter sido pessoalmente concebido por "Butzi" Porsche para ser usado orgulhosamente pelos ( felizes ) possuidores dos 911 .
Este relógio foi por mim "arrematado" num recente leilão , em Lisboa , mas é possível encontrar alguns à venda na Internet . Cuidado , porém , com as imitações "made in China" .

1 comentário:

  1. Boa compra! Sendo uma parceria e conjugação de esforços para rpoduzir um relógio, não deixa de ser Porsche na expressão da sua imagem e eficácia: a beleza da funcionalidade, e rigor lógico alemão. Legibilidade garantida pelo fundo mate, os números acentuados quanto baste, a útil "cábula" dos valores de taquímetro impressos no exterior, dando ênfase aos valores essenciais, sem a "mariquice" excessiva dos Omega, em décimas de sei lá o quê. Aqui, apenas o necessário ao condutor em acção, sem enganos, nem distracções. (Já agora, para apoio ao computador também existem discos externos de marca Porsche, com um exterior metálico. Para quem quer andar no computador mais depressa...)

    ResponderEliminar