Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Ernesto Martorell

Um verdadeiro "gentleman driver" , Ernesto Martorell era um aristocrata que dedicou uma parte da sua vida e da sua fortuna às corridas de automóveis , tendo-se notabilizado ao volante de vários Porsche 356 , incluindo o HG-18-28 que ainda há pouco surgiu no Circuito da Boavista , completa e brilhantemente restaurado .
É muito curioso o relato da sua vitória no IV Circuito de Vila do Conde , disputado em Setembro de 1952 , onde se diz que Ernesto Martorell assumiu "o comando e nele se conservou até ao fim , melhorando sempre . É certo que a máquina o protegeu "... Esta terá sido a primeira vitória em provas de velocidade de um Porsche , em Portugal . O piloto chamava-se Ernesto Martorell e o carro era um Cabrio 1500 , matrícula HG-18-28 , que percorreu as 20 voltas ao circuito "grande" de Vila do Conde ( cerca de 4.500 metros de perímetro ) em 45 minutos e 16 segundos , à média de 120,797 km/h .
Na altura , o jornal "Renovação" , de Vila do Conde , dava grande relevo à inauguração da "melhor e mais rápida pista de corridas de Portugal" , o circuito "grande", que , no entanto , apenas seria usado em 1952 . No ano seguinte as corridas voltaram ao traçado original .


2 comentários:

  1. Penso que os D.M. eram feitos em Portugal com uma parceria com um Espanhol e significavam Dionisio Melo, filho de um ex-Presidente da Câmara do Porto dos anos 30's (acho!).

    MM.

    ResponderEliminar
  2. Para além de todos os outros méritos deste blog, que são muitos, tem para mim também o de me trazer memórias de tempos muito muito recuados:
    Sou o mais novo de 6 irmãos, e na minha casa felizmente pouco se falava de football, mas antes havia grande interesse por automóveis, motos, aviões e tudo com eles relacionado; na escola primária onde todos andávamos, estavam também Ricardo e Fernando Martorell,sobrinhos de Ernesto,que só por esse facto gozavam entre nós de um estatuto especial, uma vez que o tio, no nosso microcosmos era um herói!
    - Estamos em 1952/53, e apesar de eu ter apenas 5 ou 6 anos, nunca mais me esqueci de quando os Martorell nos espantaram ao contar que o tio tinha mandado raspar a pintura toda do Porsche e tinha ganho 5 Kilos no peso do carro! -
    Verdade? Mito? É o tipo de história que fascina miúdos, pela novidade e insólito mas algum fundamento tinha de ter...
    A ser verdade seria do HG-18-28 que se tratava?
    Acho que nunca saberemos mas achei que vinha a propósito partilhar estas lembranças que estavam no "back of my mind" e que este blog me despertou!
    Duarte Pinto Coelho

    ResponderEliminar