Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

II Rallye Lisboa-Madrid

A imagem documenta dois Porsche 356 pre-A que tomaram parte no II Rallye Lisboa-Madrid , realizado em 1954 . O EE-19-76 pertencia a João de Castro Júnior , que se vê de perfil ( de fato completo , como se usava na altura ) em amena conversa com um jovem Joaquim Filipe Nogueira ( de luto , como se verifica pela tarja negra que traz na lapela ) , que tripulava o Porsche nº 37 , e com uma outra figura , que me parece ser Fernando Stock . A placa ao fundo diz "Oficinas" e ostenta um emblema que poderá ser o do RACE , pelo que me permito concluir que a acção se desenrola junto dos escritórios do clube , em Espanha .
João de Castro Júnior viria a ser o vencedor absoluto da terceira edição deste Rallye , disputada em 1955 . Pouco depois , provavelmente desmotivado pela falta de concorrência séria , ofereceu o Porsche a um tal Américo Nunes . E assim começou uma lenda .

Nota : segundo o site http://www.sportclasse.pt/img/AmericoNunes.pdf teria sido José Ramos Jorge , Director da Guérin , a oferecer o EE-19-76 a Américo Nunes .

9 comentários:

  1. Atençao , quem ofereceu metade do
    valor do carro ao Americo Nunes foi
    Ramos Jorge ,entao director de vendas
    da Guerin ,e que tinha recebido o
    carro como retoma .

    ResponderEliminar
  2. Este comentário , devido às suas características demasiado polémicas , irá ser removido em breve se o seu autor não justificar as afirmações que faz , a coberto do anonimato .

    ResponderEliminar
  3. E muito simples , basta perguntar a
    Americo Nunes ou entao ler o seu
    livro ou até conversar com o Jorge
    Nunes.

    ResponderEliminar
  4. Agradeço a informação do leitor , que insiste em manter-se anónimo . Penso tratar-se de uma dúvida provocada pela dificuldade em relatar com rigor um facto que aconteceu há mais de 50 anos , principalmente porque alguns dos protagonistas já não estão entre nós .

    ResponderEliminar
  5. Sim , em primeiro lugar creio nao
    existir problema em manter me anonimo
    mas se se tal for o caso deixo de o
    ser , é um facto que existem casos
    que decorreram hà 50 anos , por tal
    investigar os 356 nao é facil , por
    tal so estudo os carros tipo 356A/B/C
    até 65 que entraram em Portugal ,caso
    contrario perco me .Talvez este site
    ajude
    Sportclasse-pt/img/AmericoNunes/PDF
    Cump.

    ResponderEliminar
  6. Muito bem . Fica acrescentada um nota ao post original , com a versão da Sportclasse . Os leitores poderão fazer a sua própria avaliação sobre este tema .

    ResponderEliminar
  7. Parece ser o meu avô na fotografia mas não posso garantir pois é muito pequena. Tenho outras fotografias dele com Porsche 356 nesta época.
    Grato,
    Duarte Stock

    ResponderEliminar
  8. Jose Guedes30 junho, 2010

    Claro que é o Fernando Stock na fotografia . E , POR FAVOR , se tem fotografias do seu avô com os Porsche 356 , envie-mas para publicação . O endereço é jcg356@gmail.com ou joseguedes@netcabo.pt
    PLEASE !!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Ricardo Grilo21 fevereiro, 2012

    Segundo as pesquisas que fiz para o livro do Américo Nunes, o EE-19-76 terá sido mesmo oferecido por João de Castro. A versão do site da Sportclasse foi a primeira que me foi contada, mas depois de conhecer a segunda versão, parece-me mais verosímil ter sido mesmo João de Castro (até porque esta hipótese foi corrobada por mais pessoas e tem mais lógica).

    ResponderEliminar